segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pra frente é que se anda!

Estudantes reunidos com o Prefeito Carlinhos Brandão. Foto: Guila Alencar

E que joguem as pedras, mas a verdade tem que ser dita pra todos, e assim farei. Direi pros que querem saber e para aqueles que, como diz o ditado popular, “estão cagando e andando”. No último domingo, dia 21, estive reunido com pessoal da Associação de Estudantes de Curaçá, a ASSEC, juntamente com Carlinhos Brandão para, enfim, fecharmos um acordo entre as partes. De um lado estava o grupo de estudantes, esperançosos como sempre, fazendo o seu ofício de militância e representação estudantil, levantando a bandeira de luta em prol da educação; e do outro lado estava o Prefeito, cheio de boa vontade, disposição e paciência. 


Depois de quase duas horas de reunião, discutimos diversos pontos, alguns até fora da pauta inicial, porém, foi suma importância abordá-los. O momento foi oportuno. Falamos tudo, tudo mesmo. De valores de pneus até sonhos frustrados. Eu fui surpreendido e acredito que meus colegas também. Tínhamos algumas solicitações e já sabíamos das dificuldades e empecilhos, mas “quem não chora não mama”, então, pedimos tudo! 

A ajuda no transporte escolar e outros custeios da Associação é sempre acordado em todo início de gestão. Em dezesseis anos de existência, fizemos isso com Salvador Lopes, Aristóteles Loureiro e agora Carlinhos Brandão. Cada um buscou uma alternativa para reduzir valores, já que os custos são altíssimos e, ainda mais, foge (perante leis) da obrigação do Município, já que se trata, principalmente, de Ensino Superior. Mas desta vez foi diferente, quer dizer, foi especial, pois além da ajuda que, historicamente, já é a maior em percentuais, o Prefeito se comprometeu em providenciar um terreno com medidas comercias para construção de nossa própria sede.

Já havia solicitado anteriormente, mas por problemas judiciais com as terras de Curaçá nunca saiu. Não sei se foi, exclusivamente, por esse motivo ou por outras razões. A verdade é que agora teremos um espaço para construir nossa casa, o que será outra luta. E não parou por aí não! Teve mais! A possibilidade de compra de um ônibus para a ASSEC ficou bem encaminhada. O Prefeito deu total apoio, já que alegamos a dificuldade em suportar a demanda, pois o número de estudantes que fazem uso do transporte escolar para outras cidades tem aumentado gradativamente, o que nos obrigou a colocar uma van, mas ainda assim, em muitos casos, temos que fazer revezamentos ou viajar em pé. Apresentamos uma solução e esta foi abraçada pela gestão municipal. 

Pensa que acabou, pois bem, tem mais coisas boas, entre elas, a ampliação do quadro social, que deve-se estender também para os estudantes do Interior do Município que já estes também estão recebendo ajuda da Prefeitura. A intenção é fortalecer cada vez mais a Associação e a adesão destes estudantes fará que as nossas atividades sejam desenvolvidas em toda comunidade curaçaense. Sem o apoio do governo municipal, não teríamos força para contemplar todo Município. Estudantes de Pedra Branca, Patamuté, Riacho Seco, Mundo Novo, Poço de Fora e outros povoados, agora terão a quem recorrer.

Olha só pessoal, tenho minhas posições políticas e todos sabem que fiz campanha para Salvador Lopes e não me arrependo disso, mas já passou. O povo foi soberano na sua escolha, agora é seguir em frente, com o tempo faremos uma avaliação da Gestão, ainda é cedo para atirar pedras. Eu quero é ver Curaçá no caminho do progresso e continuarei a lutar com unhas e dentes em prol da classe estudantil, em defesa do nosso patrimônio cultural, artístico e histórico, independentemente, de governos, de legendas ou cores. Eu sou mais Curaçá! Eu quero ver minha Cidade no topo, nas capas de revistas, mas manchetes dos jornais, nas TVs e nos rádios, na internet, na boca do povo, enfim, em todas as mídias.

E aqui, devo agradecer a Carlinhos Brandão pela recepção, pelo atendimento e presteza às nossas solicitações, pelo compromisso firmado e pela força de vontade. A gente não precisa saber de tudo nem carregar diplomas e anéis para entender a importância de preparar nossos jovens para o futuro, de capacitá-los. Possibilitar e facilitar acessos a cursos técnicos e superiores é empreender, é trabalhar as potencialidades, é saber que na frente o Município de Curaçá é quem mais tem a ganhar, pois somente pela educação poderemos transformar o mundo. E a nós mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário